Quedas de postes de energia e de redes de distribuição afetaram em cheio o abastecimento de energia elétrica na região da concessionária AES Sul. Conforme a assessoria de imprensa da empresa, o Estado está uma "caos" e não há como informar prazo de retorno da luz.
No começo da manhã desta quinta-feira, Santa Maria ficou sem energia, problema que persiste em quase todas as regiões da cidade e distritos até agora. Conforme a AES Sul, mais de 400 mil clientes estão desabastecidos no Rio Grande do Sul.
Em Santa Maria, são 15 mil clientes sem energia elétrica. Segundo a AES Sul, ainda não há previsão para retorno da energia. A orientação da empresa é que as pessoas registrem os problemas por meio da Central de Relacionamento, pelo 0800-7077272, ou por mensagem SMS para 28410, informando o código do cliente.
Nota oficial da empresa:
Toda a área de concessão da AES Sul foi atingida por três violentos temporais entre o fim da tarde desta quarta-feira e a manhã de hoje, que provocaram danos de grande relevância na rede de distribuição e transmissão de energia elétrica. Ventos com velocidade acima de 100 km/h derrubaram árvores, postes, torres de linha de transmissão e danificaram diversos equipamentos.
A AES Sul está mobilizada com todo o seu contingente de mais de 1.000 eletricistas e técnicos em campo, no atendimento às ocorrências. Além desse contingente, a concessionária está contratando equipes de eletricistas no mercado para reforçar o atendimento.
Neste momento a situação é a seguinte:
· Aproximadamente 400 mil clientes sem energia elétrica em toda a área de concessão, sendo o maior volume (125 mil) na Região Metropolitana.
· 7 linhas de transmissão da AES Sul desligadas devido à queda das torres e cabos partidos. Essas linhas levam energia para 109 mil clientes de Quaraí, Uruguaiana, São Sepé, Formigueiro, Caçapava do Sul, Jaguari, São Pedro do Sul, Santiago, São Francisco de Assis, Cacequi, Faxinal do Soturno e Agudo.
· 1 linha de transmissão da CEEE desligada, que atende 53 mil clientes da AES Sul em Canoas e Nova Santa Rita.
· Demais danos são postes quebrados, árvores e galhos caídos sobre a rede, transformadores avariados, fios rompidos, entre outros.
· Foram registradas aproximadamente 20 mil descargas atmosféricas nas últimas 12 horas na área de concessão da empresa.
Previsões A Meteorologia informa que o mau tempo seguirá nas próximas horas, com possibilidade de novos temporais. Diante desse quadro, e da continuidade das chuvas, é impossível informar previsão de normalização do fornecimento de energia elétrica. A maioria dos desligamentos ocorre por danos na rede, o que significa necessidade de reconstrução para poder religar.
A AES Sul agradece a compreensão de seus clientes e os manterá informados sobre o andamento dos trabalhos.
ALERTA DE SEGURANÇA A AES Sul faz um alerta importante: ninguém deve se aproximar ou tocar em quaisquer equipamentos da rede elétrica. Não é possível saber se está ou não energizado, correndo risco de acidente grave. Também jamais deve se tentar religar a energia por conta própria. Para qualquer problema com a rede, chame a AES Sul.
· Central de Relacionamento 0800 707 7272, nas 24 horas do dia.
· Para infor"